24 julho 2007

raízes

Recebi há pouco uma chamada da Croácia, país de ruínas romanas e ossos de Neandertal. Veio de uma cabine telefónica e possibilitou-me felicitar alguém que encontrou hoje na virilha do Mar Adriático o seu berço. Durou uma pequena fracção de tempo, mas o suficiente para me deixar nostálgica. As saudades do que não se viveu são, de longe, as piores. Memorizei o número no meu telemóvel, com a ideia de, num dia de apetecida viagem, devolver a chamada, na esperança de que alguém a ouça e atenda. Surgiria daí uma bela história, certamente. História com corpo côncavo em embarcação, braços em mastro, espírito em vela, que me transportaria Danúbio abaixo, até ao Delta, a partir da qual me reencontraria com parte dos vestígios das minhas origens, pelo menos das que trago frescas e arejadas na memória.


“Ne-om rãzima capetele-unul de altul

Si surîzînd vom adormi sub înaltul

Vechiul salcîm. - Astfel de noapte bogatã,

Cine pe ea n-ar da viata lui toatã?”


“De faces coladas, num doce êxtase, nós

Adormecendo debaixo da velha árvore das cigarras

Com sorrisos sonhadores, parecemos um paraíso por descobrir

Quem, por uma noite assim, não daria toda a sua vida?”


Mihai Eminescu - Sara pe deal (Convorbiri literare, XIX, 1883 1 iulie, nr. 4)




6 comentários:

Dhyana disse...

Compreendo esse sentimento, nostalgia. Aconteceu-me há uns tempos, escrevi para casa, não um mail, mas sim um testamento e disse tudo e mais alguma coisa, memórias, momentos passados juntos, sítios e o mais importante, disse àqueles que amava, que ainda os amo e penso neles. Não resolveu mas ajudou muito e senti-me mais... "inteira" e renovada.
Beijos...

sm disse...

Voltar às raízes, receber o alimento que a terra mãe dá à nascença. Reencontrar-se na memória do lugar que nos deu a vida. E deixar-se embalar pelas ondas que nos levam de volta ao primeiro suspiro.

lamia disse...

Dhyana, por vezes é preciso vazarmo-nos para nos reencontrarmos no vácuo que deixámos na fuga.

lamia disse...

sm, tantas são as vidas que vamos consumindo, tantos os lugares, tão para sempre as primeiras vezes de tudo...

nadie disse...

gostei de visitar o teu cantinho:)..."sorrisos sonhadores"...

lamia disse...

Nadie, o meu cantinho é um espaço que pretendo agradável e confortável. Está de portas abertas e tem uma poltrona reservada para visitas como tu. Sê bem vinda, sempre que queiras. E obrigada.